sábado, 23 de março de 2013

ceará

Ceará:O Ceará é uma das 27 unidades federativas do Brasil. Está situado na Região Nordeste e tem por limites o Oceano Atlântico a norte nordeste, Rio Grande do Norte e Paraíba a leste, Pernambuco a sul e Piauí a oeste. Sua área total é de 148.825,6 km², ou 9,37% da área do Nordeste e 1,7% da superfície do Brasil. A população do estado estimada para o ano de 2008 foi de 8.450.527 habitantes, conferindo ao território a oitava colocação entre as unidades federativas mais populosas.
A capital e maior cidade é Fortaleza, sede da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Outras cidades importantes fora da RMF são:Juazeiro do Norte e Crato na Região Metropolitana do Cariri, Sobral na região noroeste, Itapipoca na região norte, Iguatu na região centro-sul e Quixadá no sertão Na RMF, cidades importantes como Eusébio, Horizonte, Maranguape, Maracanaú e São Gonçalo do Amarante, sede do Porto do Pecém, incrementam o PIB cearense. Ao todo são 184 municípios.
É atualmente o décimo segundo estado mais rico do país, sendo o terceiro mais rico do Nordeste. A capital, Fortaleza, é o município com o maior PIB do Nordeste, e o 9º maior do país.
Abriga o maior parque aquático da América Latina, o Beach Park, na praia do Porto das Dunas, que recebe cerca de 1 milhão de visitantes por ano. O estado também abriga o quarto maior estádio de futebol do Brasil, o Estádio Governador Plácido Castelo (Castelão), que tem capacidade para 67.000 pessoas.
O Ceará detém o terceiro melhor serviço de coleta de esgoto do Norte e Nordeste brasileiro segundo o IBGE, e apresenta a melhor qualidade de vida do Norte-Nordeste segundo a FIRJAN.
O estado é conhecido nacionalmente pela beleza de seu litoral, pela religiosidade popular e pela imagem de berço de talentos humorísticos. A jangada, ainda comum ao longo da costa, é considerada um dos maiores símbolos do povo e da cultura cearenses. O Ceará concentra 85% de toda caatinga do Brasil. Terra de Rachel de Queiroz, Patativa do Assaré e José de Alencar, o Ceará também descobriu os maiores humoristas do país como Renato Aragão e Chico Anysio; além do cearense do século, Padre Cícero; e atores famosos como José Wilker, Gero Camilo e Luiza Tomé.
O Ceará é conhecido como "Terra da Luz", numa referência à grande quantidade de dias ensolarados, mas que também remonta ao fato de o estado ter sido o primeiro da federação a abolir a escravidão, em 1884, quatro anos antes da Lei Áurea. Por esse fato, o jornalista José do Patrocínio considerou o estado como "a terra da luz".
 Roteiro das praias:Seleção das mais belas praias do litoral cearense além de hotéis, restaurantes, lazer e serviços nas praias de Fortaleza. Serviço indispensável para o turista que visita Fortaleza. Roteiro de praias Regiões Turísticas:Conheça as principais regiões turísticas do Ceará com suas descrições, fotos e informações gerais. Fortaleza Metropolitana, Sertões, Costa do Sol Nascente.  Regiões turiticas
 Preços de Fortaleza:Pretende ir a praia, um restaurante, pegar um táxi ou mesmo ser atendido por um médico em Fortaleza? Conheça a média de preços adotados na cidade do sol. Preços de Fortaleza Artesanato:Em Fortaleza você encontrará uma grande variedade de artesãos e seus magníficos trabalhos. Se você gosta de artesanato encontrará maravilhosos trabalhos manuais. Artesanato


Represetação de três sanfoneiros no artesanato cearense
cultura do Ceará é diversificada e com muitas características marcantes. O governo estadual criou a Secretaria da Cultura do Ceará, a primeira do Brasil, em 1966. A instituição organiza e fomenta a cultura cearense e auxilia outras instituições particulares na manutenção das tradições da população do estado. Vinculado a ela estão: Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho, Museu Sacro São José de Ribamar, Museu do Ceará, Museu da Imagem e do Som do Ceará e Theatro José de Alencar São algumas das principais instituições governamentais de fomento da cultura cearense.
Outras instituições culturais importantes são: Academia Cearense de Letras, Conservatório de Música Alberto Nepomuceno, Instituto do Ceará,Instituto Cultural do Cariri, Museu dos Inhamuns, Academia Sobralense de Estudos e Letras, EDISCA dentre outras.
Atuando em conjunto com o governo, outras instituições ou sozinho, várias pessoas, do estado ou de fora, fazem ou fizeram a cultura do Ceará notadamente: José de Alencar, Antônio Bandeira, Lino Villaventura, Chico da Silva, Raimundo Cela, Rachel de Queirós, Chico Anysio, Renato Aragão,Jean-Pierre Chabloz, Emília Barreto Correia Lima, Humberto Teixeira, Alberto Nepomuceno, Patativa do Assaré dentre outros.
Esta categoria contém as seguintes 15 páginas (de um total de 15).

A

B





LENDAS DA CIDADE DE CHAVAL

PEDRA DO LETREIRO

Esta pedra encontra-se perto do açude Oliveira , nesta pedra encontramos algumas inscrições em vermelho, que segundo os mais velhos estas inscrições teriam sido escritas pelos índios que moravam nesta região, talvez inscrições rupestres que deveriam ser estudadas, para se ter uma melhor datação dos povos que moraram nesta região e conhecer um pouco melhor sua cultura. Conta-se uma lenda que se alguém decifrar este letreiro desencanta a pedra, pois a mesma era um palácio que teria sido encantado por um feiticeiro.
Fonte:Ednaealex,2000
CISTERNA DO CÉU
Monsenhor Carneiro, preocupava-se com o abastecimento de água, em Chaval, resolvendo assim, fazer nas margens do Açude Novo, entre tanques naturais de pedras, fazer uma gigante cisterna, de grande dimensão; como o acesso era difícil, ele construiu alguns degraus.
Sem um estudo prévio, a cisterna não foi concluída e a água ficou sendo utilizada para o gasto de algumas pessoas carentes e para alguns banhistas mais afoitos, que adoram se aventurar, dando diversos pulos de cima de sua parede expostos a cobras e doenças.
Com o passar do tempo criou-se uma lenda que às doze horas do dia e da noite, aparece um padre descendo os degraus da escada da cisterna, que por não ter sido concluída recebeu o nome de tanque, e o povo condicionou-se a nunca ir ao tanque do Céu, às doze horas do dia e da noite, por ser uma lenda e nem todas as pessoas acreditam ou não sabem de sua existência, no período do inverno, tornou-se um ótimo atrativo para alguns banhistas.
Fonte:Ednaealex,2000
O PORTAL DAS CANAS
Existe às margens do Açude Novo, em Chaval, um local onde a população que não possui cisternas cava cacimbas para usar suas águas.
Neste local existem muitas pedras, e uma delas, tem o formato de porta. E algumas pessoas que dizem tê-la visto, afirmam que esta porta sempre está mudando de lugar.
Diz os mais velhos que quem conseguir entrar nesta porta, descobrirá um misterioso tesouro
Fonte:Ednaealex,2000

LENDA DA MÃO CABELUDA

Diz o povo de Chaval ,que mora próximo ao Açude Novo, que dentro do açude tem uma assombração, denominada Mão Cabeluda.
Dizem que esta Mão Cabeluda, toma forma de diversas assombrações como :cobra, em mulher gritando em volta do açude e em uma grande mão que tenta agarrar os banhistas principalmente os noturnos.
Algumas senhoras contam que quando lavavam roupas, sentiram uma mão forte agarrando-as pelas pernas, pediram socorro e só foram socorridas , quando invocaram Nossa Senhora de Lourdes e Jesus Cristo.
Outras pessoas mais antigas falam que esta mão começou a aparecer, depois que morreu um senhor afogado no açude. O mesmo senhor gostava de tomar banho altas horas da noite
Fonte:Ednaealex,2000

A COBRA DO AÇUDE CRUZEIRO


Em Chaval existe um açude, chamado Cruzeiro que é famoso pelo encontro das lavadeiras, pois não existe em Chaval um lugar para alvejar as roupas como neste açude e também as suas margens serve como olaria, onde as pessoas que moram da redondeza se deslocam para este lugar para fazer tijolos e lavar roupas.
Algumas lavadeiras da região, contam que viram umas cobras de tamanho colossal que sai de suas águas, passa mansamente por cima das roupas, não atacando as pessoas, mas também as mesmas não conseguem tocá-la. As pessoas ficam hipnotizadas e estarrecidas pelo medo da grandiosa cobra e quando voltam ao normal a cobra já tem desaparecido sem deixar vestígios.
Há quem diga que no dia em que aparecer um jovem mancebo que conseguir feri-la, ela se desencantará e se tornará uma linda princesa e o mesmo será o eleito de seu coração..
Fonte:Ednaealex,2000
CRESCEDOR
Contam que em Chaval, um senhor que morava na periferia, foi fazer compras e conversar com os amigos no centro da cidade, nesta época, ainda não existia luz elétrica na cidade, quando resolveu voltar para casa, já era muito tarde e a cidade estava totalmente deserta.
Ia se aproximando de sua residência quando foi abordado por uma senhora que lhe pediu que tivesse cuidado, pois a mesma tinha acabado de ver um soldado que parecia flutuar. Ele não considerou as advertências da senhora e seguiu o seu caminho, quando de repente encontrou um soldado em seu caminho e cumprimentou-lhe duas vezes, mas não tendo respostas começou a ficar com medo, armou-se de faca e o soldado começou a crescer. O homem saiu correndo em direção de sua casa gritando para a sua esposa abrir a porta, quando a mesma abriu a porta, ela perguntou porque tanto desespero; ele apontou em direção do soldado que continuava a crescer, mas ela não conseguia ver, quando o soldado já estava do tamanho de uma carnaúba desapareceu e o homem desesperado entrou em casa e fechou a porta.
Fonte:Ednaealex,2000

A PEDRA DA SANTA

A Pedra da Santa é um importante ponto turístico de Chaval. Está localizada próxima ao Açude Cruzeiro e a Fazenda São Lino. É uma grande pedra íngreme ,coberta de vegetação e de difícil acesso.
É chamada de Pedra da Santa, porque quando chegaram os primeiros colonizadores do Ibuassu, três crianças viram uma Santa no local, depois outras pessoas viram no mesmo local uma Santa,o mais interessante é que as pessoas que viam a Santa , no outro ano faleciam.
No local foi reerguida uma rústica e pequena capela, mas dizem que um romeiro vindo de longe levou a Santa.
No lado oposto da Pedra da Santa, encontramos algumas plantas em forma de letras,que nunca secam...Dizem que na maior seca de Chaval,todas as plantas tinham secado, se podia vê-las completamente verde,para isso tem uma explicação lendária: Dizem que a pedra era um castelo e tinha uma linda princesa, que havia conquistado o coração de um bruxo, mas como a mesma não queria fiar com ele, ele teria transformado o castelo em uma pedra. O encanto será quebrado, no dia em que alguém for capaz de decifrar o que está escrita naquela pedra pedra. Tente... e case-se
com a linda princesa.
O vigário de Chaval o padre italiano Amádio Vitalli ergueu no cimo da pedra outra capela com a imagem de Nossa Senhora Aparecida e construiu degraus para melhorar o acesso até a capela.
A pedra da Santa é visitada por romeiros que vão à procura de milagres e curas.
Fonte de Pesquisa:Estas lendas são um resultado de um trabalho realizados junto aos moradores mais antigos, na cidade de Chaval, pelos professores da Escola Monsenhor Carneiro:Edna Carneiro e Francisco Alexandre,em 2.000

A

B

C

D

E

G


flora


A

B

C















Relevo

As chapadas e cuestas que limitam o território do Ceará são de formação sedimentar, enquanto as várias serras encontradas no interior da Depressão Sertaneja, particularmente contornando à distância a faixa litorânea, são maciços antigos de origem cristalina. As serras úmidas do Ceará são: o Maciço de Baturité também conhecido como Serra de Baturité, a Serra da Meruoca, a Serra de Uruburetama, a Serra de Maranguape e a Serra do Machado.
As serras de relevo mais alto (acima de 600m) possuem clima mais úmido, maiores pluviosidades e vegetação de floresta tropical, especialmente nas vertentes de barlavento. Nas vertentes de sotavento, surgem trechos de caatingas hipoxerófilas, não tão marcadamente distintas do resto da Depressão Sertaneja. Muitas das elevações cristalinas do Sertão cearense, no entanto, não são altas o suficiente para se beneficiar das chuvas orográficas possibilitadas pela maior altitude.
Além das serras de solo cristalino, surgem em todo o Sertão (e, de forma mais peculiar, na região em torno de Quixadá, onde as formações rochosas são numerosas e de formatos às vezes curiosos) os inselbergs, resquícios de um antigo relevo mais alto e já severamente erodido da região. Afora estes, o relevo é bastante regular.
economia do Ceará é uma das mais diversificadas da região Nordeste do Brasil. O PIB cearense em valores correntes, em 2010, foi de R$ 74,9 bilhões,[1] dos quais 48,22% estão concentrados na capital Fortaleza, segundo estudo do Ipece . Muito atrás, destacam-se algumas cidades médias da região metropolitana e do interior: Maracanaú (5,37%), Sobral (3,53%), Caucaia (2,53%), Juazeiro do Norte (2,27%), Eusébio (1,41%), Horizonte (1,23%),Maranguape (1,17%), Crato (1,12%) e Iguatu (1,05%), respectivamente.[2]
Segundo o mesmo estudo, houve leve desconcentração da riqueza de 2002 a 2005, período no qual a participação de Fortaleza no PIB caiu de 49,91% para 48,22%.
Segundo o PIB per capita, a cidade com mais movimentação econômica é Eusébio (R$15.017,54 per capita), e a com menor, Martinópole (R$1.452,24 per capita). Juntos, os 15 municípios de maior PIB representam 72,2% das riquezas produzidas no estado.[3]
Economicamente, o Ceará nasceu da exclusão da atividade pecuária nas áreas litorâneas, especialmente em Pernambuco e Bahia, produtores de açucar;[4] o primeiro direcionou a colonização a partir do norte do estado, e o segundo, a partir do sul. Assim, durante séculos o Ceará foi uma "civilização do couro", dedicada, sobretudo, à venda de gado e de sua carne para outras províncias. Em fins do século XVIII, com a Guerra de Independência dosEstados Unidos, o cultivo de algodão teve enorme impulso, tornando-se uma das principais atividades econômicas cearenses. A isso se somava a produção de café nas serras mais altas e, por fim, atividades agrícolas, pesqueiras e pecuárias de subsistência.
A partir dos anos 60, houve uma progressiva industrialização e urbanização, que ganhou impulso a partir da década de 80, em parte devido à política de concessão de benefícios fiscais a empresas que se instalassem no estado. Atualmente, embora sendo ainda uma economia sub-industrializada em relação a vários outros estados do Brasil, a economia cearense não é mais baseada, sobretudo nas atividades agropecuárias, sendo preponderante o setor terciário de comércio e serviços, com grande destaque para o turismo. Apesar disso, aquelas ainda possuem grande relevância na economia do estado, em especial a pecuária, mas há também crescente importância de cultivos não-tradicionais no estado, como a produção de frutas e legumes no Vale do Rio Jaguaribe e de flores na Serra da Ibiapaba e no Cariri. Desde 2004, a economia cearense vem crescendo, moderada mas sustentadamente, entre 3,5% e 5% ao ano.[5] Em 2007, o crescimento foi de 4,1%, e, para 2008, prevê-se um crescimento de 4,5%.[6] Contudo, os dados referentes ao primeiro semestre de 2008 revelam um crescimento superior de 5,9%[7]
19/01/2013 08h31 - Atualizado em 19/01/2013 15h07

81% das cidades do CE descumprem

lei de acesso à informação

Segundo controlador, cidades não têm estrutura para cumprir a lei.
Órgão do estado oferece programas de computador para seguir a lei.

Do G1 CE
1 comentário
Para procurador, cidades não têm estrutura para manter o portal da transparência (Foto: Ag. Diário)Para procurador, cidades não têm estrutura para
manter o portal da transparência (Foto: Ag. Diário)
Cento e cinquenta das 184 cidades do Ceará descumprem a lei estadual de acesso a informações, segundo o controlador e ouvidor do estado, João Alves de Melo. O número representa 81% das cidades cearenses.
A lei prevê que órgãos públicos disponibilizem, por meio de ouvidoria e portais da transparência on-line, informações de interesse público, sob penas impostas pela Controladoria Geral da União.
Nesta semana, João Alves realizou um seminário em Fortaleza para prefeitos de 15 cidades, quando apresentou o suporte tecnológico usado pelo estado para disponibilizar as informações e ficar de acordo com a lei.
Segundo o controlador e ouvidor, a falta de estrutura das cidades é o principal motivo do descumprimento da lei. "Já sabemos que 150 dos 184 municípios cearenses ainda não têm estrutura para fazer o seguimento de demandas do cidadão e responder adequadamente, isto é, não têm um portal implantado que lhes permita fazer isso".
A lei estadual de acesso à informação foi sancionada em junho de 2012, em complemento à lei nacional de acesso à informação. A lei prevê a disponibilidade de gastos e contratos feitos pelos poderes públicos."Nós vamos oferecer ao gestor o portal da transparência do estado, vamos oferecer o nosso sistema de ouvidoria, e a partir de junho o controle interno, que é um software que dá o acompanhamento de todos os contratos em todos os convênios feitos no município", explica.
No Ceará, a lei estadual passa a valer em 27 de maio para municípios com menos de 50 mil habitantes. O descumprimento da lei pode ocasionar suspensão de servidores, suspensão de repasse de verba ou indiciamento por improbidade administrativa.
Para ler mais notícias do Ceará clique em g1.globo.com/ce. Siga também o G1 Ceará noTwitter e por RSS.
















C (continuação)

D

E

F

G

H

I

J

L

M

M (continuação)

O

P

Q

R

S

T

U

V

X

Z

G (continuação)

I

J

L

M

O

P

P (continuação)

Q

R

S

T

U

V

Z

C

M

P

P (continuação)

Q

R

S


3 comentários: